POR UMA AMAZÔNIA PRESERVADA

Este blog é uma ferramenta alternativa de notícias sobre o meio-ambiente e suas problemáticas, pretendendo alcançar os mais variados públicos possíveis, e em especial os jovens acadêmicos. Isso é para que juntos possamos lutar pela proteção de nossa biodiversidade e pela conscientização de nossa tão teimosa espécie humana.

Dedico esse blog alternativo para um grande ambientalista do nosso estado, dr. Paulo Roberto Neme do Amorim, proprietário da RPPN REVECOM, e sua incansável luta por uma Terra melhor. Estarão sempre presentes notícias e curiosidades sobre a reserva REVECOM.

“Sempre falamos em deixar uma Terra melhor para nossos filhos, questiono-me sobre quando vamos pensar em deixar filhos melhores para nossa Terra!!!”


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Continua a Poluição do Igarapé da RPPN REVECOM Pelo Esgoto da CAESA

Há quase 10 anos que o esgoto da Vila Amazonas, em Santana, vem vazando para dentro do Igarapé da Mangueirinha na Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN REVECOM, acarretando um prejuízo de mais de 200.000,000 reais para o proprietário Dr. Paulo Amorim, mesmo com o conhecimento da mídia, da população e das autoridades governamentais do estado do Amapá.


A tubulação do esgoto da CAESA que transpassa na Vila Amazonas está desgastada por falta de manutenção da Companhia de Água e Esgoto do Amapá, e como conseqüência, o esgoto começou a vazar nesses últimos 10 anos para dentro da RPPN REVECOM, contaminando gravemente o Igarapé da Mangueirinha (que nasce em um olho d`água dentro da reserva e deságua no Amazonas, ainda dentro da RPPN).

O vazamento continua constante, mas existem momentos em que está forte o suficiente para formar uma mini-cachoeira de água negra, contaminada e fétida que cai diretamente no igarapé, contaminando a água, o solo, os animais residentes e a família de Dr. Paulo.

Houve um vazamento direto no viveiro da Anta, do Porco-do-mato e das Araras, que intoxicou os animais e exigiu remanejo de alguns deles para outro local da reserva (fotos ao lado).

Da última vez, a população do carangueijo Sarara desapareceu em conseqüência da água contaminada pelo esgoto da CAESA, o que afetou toda a cadeia alimentar da floresta preservada.

Os prejuízos financeiros já somam mais de 200.000,000 reais para o proprietário Dr. Paulo Amorim, que precisou elaborar e construir medidas efetivas (QUE DEVERIAM SER REALIZADAS PELA CAESA) para amenizar e contornar a problemática do vazamento do esgoto (como o filtro construído na figura ao lado), sem contar com os vários animais alojados e a família de Dr. Paulo que sofreram intoxicação, e as visitações na reserva que tiveram de ser paralisadas pela irresponsabilidade e incompetência das autoridades competentes.

No primeiro vazamento, a CAESA tomou as devidas providências para sanar o problema; no segundo vazamento grave precisou que os órgãos ambientais tivessem que intervir para que medidas fossem tomadas; em 2006 a companhia de água foi autuada pelo IBAMA por poluição da RPPN; e, em 2007 a empresa foi autuada pelo Ministério Público Federal (MPF/AP). Mas até hoje nenhuma medida efetiva foi tomada!


Fica aqui a minha nota de repúdio à esta situação desprezível!!!

Faço parte da juventude do Amapá e não posso, não vou aceitar que nosso Rio Amazonas e seus igarapés continuem a ser contaminados com o esgoto da cidade por irresponsabilidade pública!!!

Peço para que os visitantes deste blog comentem o que acham desse descaso da CAESA. Escrevam suas revoltas para discutirmos como podemos fazer algo a respeito! Não se cale diante desta situação, pois se assim fizermos, seremos tão irresponsáveis quanto os que causaram o problema!!!

Entre você também nesta luta pela preservação da nossa Amazônia SEM ESGOTO!



CONFIRA ESTES DOIS LINKS DO MPF/AP:

a) “MPF/AP recomenda interrupção do vazamento de esgoto urbano”: http://www.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/mpf-ap-recomenda-interrupcao-de-vazamento-de-esgoto-urbano/

b) “MPF/AP ajuíza ação contra Companhia de Água e Esgoto do Amapá ”: http://www.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/mpf-ap-ajuiza-acao-contra-companhia-de-agua-e-esgoto-do-amapa/


Um comentário:

  1. Isso e uma grande falta de respeito, não so com a familia do Dr. Paulo, mas com o meio ambiente e a sociedade.
    Quais as providencias tomadas pelos nossos governantes??
    Ate agora nada, e pelo jeito vai fica por isso mesmo..
    Mas cabe a nos Amapaenses acabar com isso, não deixar por isso mesmo, pensar em que iremos colocar no poder.
    Hoje isso acontece na residencia do Dr Paulo, e afeta a familia dele..vcs se pergunta o que eu tenho a ver com isso..meus amigos...muita coisa... amanhã pode ser com vcs e a familia de vcs..
    Podemos mudar isso, pensando muito bem em quem colocaremos no poder e não aceitando esmolas em troca de nossos votos.

    ResponderExcluir