A tubulação do esgoto da CAESA que transpassa na Vila Amazonas está desgastada por falta de manutenção da Companhia de Água e Esgoto do Amapá, e como conseqüência, o esgoto começou a vazar nesses últimos 10 anos para dentro da RPPN REVECOM, contaminando gravemente o Igarapé da Mangueirinha (que nasce em um olho d`água dentro da reserva e deságua no Amazonas, ainda dentro da RPPN).
O vazamento continua constante, mas existem momentos em que está forte o suficiente para formar uma mini-cachoeira de água negra, contaminada e fétida que cai diretamente no igarapé, contaminando a água, o solo, os animais residentes e a família de Dr. Paulo.
Houve um vazamento direto no viveiro da Anta, do Porco-do-mato e das Araras, que intoxicou os animais e exigiu remanejo de alguns deles para outro local da reserva (fotos ao lado).
Da última vez, a população do carangueijo Sarara desapareceu em conseqüência da água contaminada pelo esgoto da CAESA, o que afetou toda a cadeia alimentar da floresta preservada.
Os prejuízos financeiros já somam mais de 200.000,000 reais para o proprietário Dr. Paulo Amorim, que precisou elaborar e construir medidas efetivas (QUE DEVERIAM SER REALIZADAS PELA CAESA) para amenizar e contornar a problemática do vazamento do esgoto (como o filtro construído na figura ao lado), sem contar com os vários animais alojados e a família de Dr. Paulo que sofreram intoxicação, e as visitações na reserva que tiveram de ser paralisadas pela irresponsabilidade e incompetência das autoridades competentes.
No primeiro vazamento, a CAESA tomou as devidas providências para sanar o problema; no segundo vazamento grave precisou que os órgãos ambientais tivessem que intervir para que medidas fossem tomadas; em 2006 a companhia de água foi autuada pelo IBAMA por poluição da RPPN; e, em 2007 a empresa foi autuada pelo Ministério Público Federal (MPF/AP). Mas até hoje nenhuma medida efetiva foi tomada!
Fica aqui a minha nota de repúdio à esta situação desprezível!!!
Faço parte da juventude do Amapá e não posso, não vou aceitar que nosso Rio Amazonas e seus igarapés continuem a ser contaminados com o esgoto da cidade por irresponsabilidade pública!!!
Peço para que os visitantes deste blog comentem o que acham desse descaso da CAESA. Escrevam suas revoltas para discutirmos como podemos fazer algo a respeito! Não se cale diante desta situação, pois se assim fizermos, seremos tão irresponsáveis quanto os que causaram o problema!!!
Entre você também nesta luta pela preservação da nossa Amazônia SEM ESGOTO!
CONFIRA ESTES DOIS LINKS DO MPF/AP:
a) “MPF/AP recomenda interrupção do vazamento de esgoto urbano”: http://www.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/mpf-ap-recomenda-interrupcao-de-vazamento-de-esgoto-urbano/
b) “MPF/AP ajuíza ação contra Companhia de Água e Esgoto do Amapá ”: http://www.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/mpf-ap-ajuiza-acao-contra-companhia-de-agua-e-esgoto-do-amapa/
Isso e uma grande falta de respeito, não so com a familia do Dr. Paulo, mas com o meio ambiente e a sociedade.
ResponderExcluirQuais as providencias tomadas pelos nossos governantes??
Ate agora nada, e pelo jeito vai fica por isso mesmo..
Mas cabe a nos Amapaenses acabar com isso, não deixar por isso mesmo, pensar em que iremos colocar no poder.
Hoje isso acontece na residencia do Dr Paulo, e afeta a familia dele..vcs se pergunta o que eu tenho a ver com isso..meus amigos...muita coisa... amanhã pode ser com vcs e a familia de vcs..
Podemos mudar isso, pensando muito bem em quem colocaremos no poder e não aceitando esmolas em troca de nossos votos.