POR UMA AMAZÔNIA PRESERVADA

Este blog é uma ferramenta alternativa de notícias sobre o meio-ambiente e suas problemáticas, pretendendo alcançar os mais variados públicos possíveis, e em especial os jovens acadêmicos. Isso é para que juntos possamos lutar pela proteção de nossa biodiversidade e pela conscientização de nossa tão teimosa espécie humana.

Dedico esse blog alternativo para um grande ambientalista do nosso estado, dr. Paulo Roberto Neme do Amorim, proprietário da RPPN REVECOM, e sua incansável luta por uma Terra melhor. Estarão sempre presentes notícias e curiosidades sobre a reserva REVECOM.

“Sempre falamos em deixar uma Terra melhor para nossos filhos, questiono-me sobre quando vamos pensar em deixar filhos melhores para nossa Terra!!!”


quinta-feira, 22 de abril de 2010

1ª Audiência do Massacre de Golfinhos no Amapá

Uma batalha vencida na luta esquecida (pelos amapaenses!) contra o massacre de nossos golfinhos: A audiência ocorrida no dia 12 de Abril (segunda-feira) na 2ª Vara Federal do Amapá, sobre a violenta morte de 83 golfinhos na costa do estado, comprovou a pesca intencional destes animais no ano de 2007. O dono da embarcação, Jonan Queiroz de Figueiredo, responsável pela chacina, admitiu o crime intencional e revelou ter vendido a carne desses cetáceos como isca para pesca ilegal de empresas estrangeiras!

Durante o seu depoimento, Jonan Queiroz Figueiredo foi interrogado pelo diretor jurídico da Sea Sheapherd Brasil, Cristiano Pacheco, que questionou a afirmação minimamente ridícula do réu de que os mais de 80 animais haviam sido pegos acidentalmente devido a se entrelaçarem na rede de pesca. Para tornar seu depoimento ainda mais suspeito, Figueiredo alegou não saber a distância legal mínima da costa permitida para a pesca motorizada com rede. Lembro a todos que o réu é conhecedor da atividade profissional da pesca, a qual exerce há anos, e proprietário de uma grande embarcação.

O oceanógrafo da Sea Sheapherd, Antônio Philomena, afirmou ao Juiz: “dificilmente 83 golfinhos ficariam emaranhados acidentalmente em uma rede de malha". "Ao que tudo indica, não houve emaranhamento dos animais, assim como a captura não foi acidental”.

De acordo com os funcionários da ONG Sea Sheapherd, o depoimento de Figueiredo foi bastante tenso. E, depois de algumas perguntas diretas, o réu confessou que os 83 golfinhos massacrados em 2007 foram entregues, em alto mar, para uma embarcação de pesca para serem utilizados como isca de tubarão.

"Desconfiávamos desta ação, mas uma confissão pública, em juízo, foi um choque”. O Brasil é referência mundial na proteção de cetáceos. Saber que estão sendo utilizados como isca de tubarão para uma atividade clandestina e mafiosa que atende ao mercado asiático é uma vergonha para nós cidadãos e conservacionistas", afirma Cristiano Pacheco.

O representante do IBAMA revelou mais situações catastróficas ocorrentes no Amapá: segundo ele, é comum o surgimento de embarcações pesqueiras asiáticas, japonesas e norueguesas na área costeira do Amapá, em especial na região do Oiapoque, onde a fiscalização deixa a desejar. Disse também que embarcações nacionais geralmente prestam serviços de pesca para embarcações estrangeiras, de forma irregular e sem qualquer fiscalização. O IBAMA admitiu que a pesca marinha no estado é descontrolada, pois não há efetivo nem aparelhamento mínimo para a fiscalização.


Mais uma vez gostaria de agradecer do fundo do coração à Sea Sheapherd por continuar lutando e se preocupando com nossa fauna aquática! Também gostaria de expressar minha profunda tristeza ao saber que muitos amapaenses sequer tem conhecimento do crime ambiental acometido... E os que lembram não dão significado ao acontecido... Talvez acomodados demais, ou talvez insensíveis demais... Me pergunto: como e quando vamos mudar isso?


ATENÇÃO:

A próxima audiência foi designada para o dia 24 de julho, às 9h, na Justiça Federal do Amapá, em Macapá.

Estou convidando a todos os meus colegas biólogos e simpatizantes da causa à nos reunirmos em frente à Justiça Federal do Amapá, no dia da audiência, para que possamos dar nosso apoio e mostrar que uma parte da população do Amapá não está omissa ao problema. A idéia é distribuir panfletos para a população e levantar cartazes em uma manifestação pacífica, ordenada e silenciosa, enquanto durar a audiência!

Venha você também fazer parte da história do nosso Amapá!

Para maiores informações ou troca de idéias, entre em contato comigo.


A BIODIVERSIDADE AGRADECE!!!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Óleo de Cozinha é Inimigo da Natureza

O óleo utilizado para frituras rotineiramente em nossas casas é um grande agente poluidor da Natureza. Essa substância viscosa costuma ser erroneamente descartada pela maioria da população em ralos de pias, o que pode provocar entupimento dos ralos e gravíssimo impacto ambiental nos rios ou mares onde o esgoto é despejado.


Poucas pessoas conhecem o perigo que o óleo de cozinha representa para nossos recursos hídricos – já tão poluídos -. Assim como as o vazamento de petróleo nas águas é altamente prejudicial à vida aquática, o despejo de óleo oriundo de milhares de casas e cozinhas industriais em ralos também diminui a possibilidade de vida de muitos animais.

De acordo com Emília Leopoldina (gestora ambiental e mestranda do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UnP), ao entrar em contato com os mananciais hídricos, o óleo de cozinha cria uma camada em cima da água (como conseqüência da sua característica hidrofóbica) que impede a penetração solar, causando a morte da fauna aquática, já que a oxigenação da água fica impossibilitada devido à morte de algas responsáveis pela produção de oxigênio. “Além disso, quando despejado, o óleo pode ir para o solo, impermeabilizando-o e podendo causar processos de enchente. Ele também pode eliminar gás metano em contato com o sol, o que propicia a chuva ácida”.

É importante lembrar, diante de todas essas informações, que no estado do Amapá não há trabalhos de conscientização da população sobre essa problemática, nem local adequado para a coleta de óleo, e principalmente, nenhum tipo de tratamento das águas dos esgotos, que são despejadas diretamente nos rios e igarapés da bacia amazônica.

O QUE VOCÊ PODE FAZER COM O ÓLEO DE COZINHA DESCARTADO EM SUA CASA?

Ah, isso é fácil! Pois adotando simples e pequenas medidas, inclusive dentro da sua casa, você pode ajudar a parar essa poluição:

a) Não jogue óleo da sua cozinha em ralos, guarde-o em uma garrafa tampada e depois que ela estiver cheia, jogue-a bem lacrada no lixo;

b) Aprenda e ensine sua família e amigos sobre como fazer sabão com esse óleo já utilizado. É bom para a economia das despesas da casa e para a Natureza;

c) Pesquise a fundo e alerte sobre os perigos da poluição causada pelo óleo aos seus amigos e familiares, para que eles também colaborem com uma Terra melhor; e

d) Procure saber como você e seu bairro podem montar um centro de reciclagem de óleo, onde o resto descartado pelas casas seriam doados ao centro para a produção de sabão.

A NATUREZA AGRADECE A SUA PREOCUPAÇÃO!!!

domingo, 18 de abril de 2010

Desventuras em Roubolândia

Nessa sexta-feira, dia 16 de abril, estávamos eu e Dr. Protetor dos Animais indo para a cidade de Roubonópoles, localizada no Estado de Roubolândia, para um compromisso pela manhã, na Secretaria de Estrago do Meio Ambiente, onde encontraríamos um funcionário desse órgão para que o mesmo nos disponibiliza-se uma doação de combustível.

Durante o passeio, observamos os péssimos hábitos dos indivíduos roubanopolitanos: eram mal-educados no trânsito e jogavam lixo nas ruas e ressacas de Roubanópoles. Ao chegar na Secretaria de Estrago do Meio Ambiente, notamos que todos os veículos desse órgão estadual haviam SUMIDO, deduzimos que, como era sexta-feira, os funcionários tinham levado os veículos para utilização particular – e ilegal!!! -, deixando o local sem meios de ir buscar os galões de combustíveis solicitados tanto para Dr. Protetor dos Animais quanto para a utilização da própria secretaria.

Acabou que, o Dr. Protetor dos Animais disponibilizou-se em pegar todos os galões de combustíveis com seu próprio carro. Daí, fomos com o simpático funcionário público ao local onde o combustível era distribuído para UTILIZAÇÃO DO ESTADO, porém, chegando no local percebemos que vários carros luxuosos de particulares estavam indo pegar combustível (que foi comprado com dinheiro público!!!) nos sendo revelado um esquema ilegal, onde várias pessoas ricas e influentes estavam desviando esse combustível para sua própria utilização!

Como conseqüência da grande quantidade de carros que estavam nesse esquema corrupto, nos três ficamos quase 2 horas esperando no sol quente de Roubanópoles. Ao chegar nossa vez, um policial civil (que também estava no esquema de roubo de combustível) simplesmente jogou seu carro na nossa frente e ao ser questionado sobre a sua ação, partiu para uma ríspida agressão verbal.

Quando achávamos que já havíamos visto de tudo, ao chegar na Secretaria de Estrago do Meio Ambiente percebemos que não havia NENHUM funcionário para ajudar a descarregar os galões. O resultado foi um senhor de 62 anos e um funcionário deficiente físico descarregando um galão de 200 LITROS sozinhos!!!

E o dia de corrupções não acabou por aí: antes de voltarmos, eu e Dr. Protetor dos Animais nos deparamos com um outdoor no centro de Roubanópoles, que mostrava um rombo de quase 200 MILHÕES, deixado pelo ex-governador na previdência social!

Descobrimos no final dessa manhã, o porquê de o regime político de Roubanópoles ser Anárquico Democrático Corrupto Consumista!!!

Vou te contar, hein...

Ô estadozinho pra ser composto por tanta gente mal-caráter...