Olá meus amigos, esta é minha primeira postagem no blog. Gostaria de agradecer desde já a atenção e o apoio que estou recebendo por essa iniciativa.
Estarei sempre trazendo notícias relacionadas ao meio ambiente Amapaense, o que será de extremo interesse para meus companheiros biólogos e simpatizantes da causa ambiental.
Será dado um enfoque especial para uma reserva ambiental do nosso estado, a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) REVECOM. Gostaria de justificar meu grande interesse pessoal e profissional nesta reserva, tentando mostrar para a sociedade em geral, o papel realizado e os benefícios alcançados que este local está representando para todos nós – acadêmicos, pesquisadores, professores, jovens e cidadãos em geral –, pois a reserva representa um pequeno (porém precioso) pedaçinho da Amazônia, com 17 hectares, onde podemos observar uma grande e encantadora biodiversidade.
Outro trabalho desenvolvido no local é a reabilitação de animais silvestres (na sua grande maioria, apreendidos pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar), o qual é realizado voluntariamente pelo proprietário da REVECOM, dr. Paulo Amorim e por sua leal esposa, dona Marilene de Araujo do Amorim (na foto publicada acima, onde alimenta uma Preguiça), que acorda todos os dias pela manhã cedo para preparar a alimentação dos animais com todo o carinho. É lindo ver a relação que Dona Marilene criou com cada animalzinho em especial, nomeando, conversando e dando-lhes afeto materno. O casal luta pela recuperação dos animais debilitados, como se cada um deles já fizesse parte de suas vidas há anos (já cheguei a ver Dona Marilene cuidar de dois pequeninos filhotes de jaguatirica, alimentado-os afetuosamente várias vezes ao dia com uma pequena seringa e logo depois, aconchegá-los em uma caminha com um ursinho de pelúcia que os esquentava).
Após a reabilitação estes animais silvestres são soltos na RPPN REVECOM, entretanto, ocorrem casos graves de agressão à estes animais, que os mesmos se tornam incapacitados de retornar ao seu habitat natural, e acabam sendo abrigados na reserva e tratados com grandes cuidados e carinho pela família de dr. Paulo.
Isso mostra que essa RPPN está cumprindo VOLUNTARIAMENTE um papel que nem o zoológico da cidade está fazendo (o que deveria ser garantido pelo apoio do poder público estadual e municipal), pois o mesmo encontra-se desativado há anos e os animais atualmente abrigados pelo zoo estão, no que pessoalmente considero, péssimas condições. Devo ressaltar que esse triste fato não é culpa da administração do Zoobotânico, pois, deve-se reconhecer os grandes esforços de sua diretora, Debora Veloso, e a equipe que lá trabalha, pois juntos lutam para manter os animais nas melhores condições que puderem garantir, mesmo quando o estado parece inerte a tudo isso. Debora também é uma grande visionária, que não desiste de seus ideais e tenta vencer aquilo que parece impossível: o descaso social!
Para aqueles que desejam uma opção de lazer voltada para um contato com a natureza, onde toda a família possa interagir com nossas preciosidades ambientais, a REVECOM também está aberta para passeios com uma caminhada por trilhas ecológicas, onde poderemos desfrutar de visões maravilhosas de nossa flora e fauna, com direito a conhecer os animais silvestres residentes no local, como a onça-pintada, a anta, a harpia, lontras, macacos, araras e diversos outros seres encantadores, que conquistarão seu coração com suas histórias de vida (assim como conquistaram o meu!!!). Durante o passeio, aprendemos mais não só sobre a natureza, mas também, sobre como podemos nos tornar cidadãos menos egoístas e cuidar do nosso mundo e de todas as criaturas dele.
E para nós, pesquisadores ambientais, a reserva está aberta para trabalhos científicos que possamos estar querendo realizar no local. Já foram realizados excelentes trabalhos , teses de TCC e de mestrado, que mais tarde estarei disponibilizando para vocês no blog (inclusive o meu trabalho de TCC, que retrata a fauna de invertebrados de solo da REVECOM).
O importante a se entender sobre a RPPN REVECOM e toda sua ideologia, é que ela vem como uma ferramenta de sensibilização ambiental, utilizada pelo seu proprietário (dr. Paulo) para que nossa Terra se torne um local melhor. O discurso que lá é defendido inclui a eterna luta pelo altruísmo, o combate a corrupção, a ignorância, a futilidade e aos padrões consumistas de nossa espécie humana.
É por conhecer esse trabalho de perto, que defendo e parabenizo meu grande amigo dr. Paulo e sua família por tudo que eles têm oferecido não só para mim, mas para todos nós.
Espero que quem ainda não conheceu, conheça a reserva!!!
Quem já conheceu, valorize este local ÚNICO no nosso estado!!!
E para vocês meus amigos, dr. Paulo e Dona Marilene, MUITO OBRIGADA!!!
Com Carinho,
Bárbara Soares
Oi amiga, fico muito feliz por sua iniciativa em ajudar a Revecon, hj estou quase em lágrimas só de pensar na situação da reserva é de partir o coração.
ResponderExcluirMas o que me deixa com mais raiva, é a ignorância das pessoas, não a falta de conhecimento, mas a capacidade do povo de iginorar, fingir que não ver...é deprimente.
Bem você sabe que dentro das minhas possibilidades vou ajudar.
Espero que as coisas melhorem.
amo você ; )
bjs.