Nessa semana, do dia 25 até 30 de março, o estado do Amapá está comemorando a Semana da Água. Espero que durante os eventos, o poder público de nosso estado aproveite a oportunidade para justificar o motivo desta comemoração, que tem papel apenas discursivo.
A água pode ser considerada o recurso mais precioso do mundo, pois toda a vida da Terra, indiscriminadamente, depende dela. Atualmente, observamos uma crise mundial de larga escala, e um dos recursos que estão se esgotando é este nosso precioso líquido.
Aqui, no Amapá, temos o privilégio de possuirmos um pedaço do maior rio do mundo, o Amazonas. E o que fazemos? Poluímos nossa fonte natural de água com nossos esgotos!
As autoridades competentes de nosso estado não estão dando NENHUMA importância às nossas águas. Provas disso:
-FALTA água para grande parte de nossa população;
-Quando se tem acesso à água da CAESA, vemos que a mesma é de baixa qualidade, devido à falta de manutenção das redes de distribuição. Este fato gera problemas de saúde para nosso povo, que consome ÁGUA CONTAMINADA.
-NÃO EXISTE UMA REDE DE TRATAMENTO DE ESGOTO: ou seja, toda a água suja de nossas casas vai parar no nosso rio, sem nenhum tratamento prévio. Na frente da cidade observamos o mal-cheiro resultante desta problemática, e nos entristecemos pelo nosso tão precioso Amazonas. Estudos microbiológicos realizados mostram uma ENORME QUANTIDADE DE COLIFORMES FECAIS NO RIO AMAZONAS.
- O VAZAMENTO DE ESGOTO direto no Igarapé da Mangueirinha da RPPN REVECOM, que dura mais de 10 anos, já causou danos contabilizados em mais de 200.000 reais, fora os problemas de saúde acometidos aos animais residentes na reserva e ao proprietário, Dr. Paulo, e sua família. Apesar de o Ministério Público Federal já ter condenado e multado a CAESA, NENHUMA providência efetiva foi tomada pelo estado, pois a multa não foi paga, o esgoto continua a ser despejado no igarapé e as reclamações são ignoradas pelo governo.
Enquanto isso... Estamos em comemoração pela Semana da Água, evento apoiado e promovido pelo governo de nosso estado, onde as autoridades competentes do Amapá se vangloriam por seu trabalho. Mas o que há para se comemorar por aqui?
Em nome de uma bióloga e ambientalista, revoltada com a falta de respeito para com o povo e o meio-ambiente do Amapá, eu promovo uma nova data: A “SEMANA DE LUTO DA ÁGUA”.
sábado, 27 de março de 2010
DESRESPEITO COM NOSSAS ÁGUAS!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário